quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Grupo de Estudos: Relações Etnicorraciais





Ontem (12/02/14) foi realizado o 1ª Encontro do Grupo de Estudos sobre as Relações Etnicorraciais no espaço da Assessoria Pedagógica. O grupo contou com a mediação da formadora de História, Ms. Janaina Pitas, do CEFAPRO (Centro de Formação Continuada de Educadores/SEDUC) de Primavera do Leste, para a apresentação da proposta de trabalho para o ano de 2014. Debateu-se em conjunto com alguns professores (incluindo alguns coordenadores e diretores), da rede estadual e municipal, a importância do estudo da lei 10.639, 11.645, das Orientações Curriculares para as Relações Etnicorraciais do estado de Mato Grosso e outras bibliografias para desconstrução da visão estereotipada e discriminatória sobre o negro e o indígena no cotidiano escolar mato-grossense.
Além das leituras o grupo deverá produzir um material que promova a igualdade racial na escola, através de práticas educativas, assim como, deverá divulgar tais estudos em produções acadêmicas no decorrer do ano.
O grupo também contou com a participação do formador da área de tecnologia Esp. Milton Alcover e da Formadora da área Indígena Esp. Rosa Maiate. O primeiro destacou a importância desta pesquisa para a valorização da cultura e da História dos diferentes grupos que compõem o ambiente escolar no Mato Grosso. A professora Rosa apontou diversos desafios e a necessidade de conhecermos as dificuldades que enfrentam o alunado indígena do Xingu, nas escolas das aldeias, incluindo as urbanas.

Outro ponto debatido pelo grupo de estudos foi a necessidade de divulgarem tais ações educativas para a comunidade local, no intuito que tais questões contribuam para o respeito mútuo e a melhoria social.


Autoria: Janaina Pitas






Nenhum comentário:

Postar um comentário