quinta-feira, 25 de outubro de 2012

1º Encontro Regional de Educação do Campo em Primavera do Leste/MT

Aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro, no município de Primavera do Leste/MT, o I Encontro Regional de Educação do Campo, com a participação de 130 pessoas entre profissionais da educação, pais, alunos e representantes da comunidade escolar das  redes estadual e municipal de ensino dos municípios que fazem parte do polo.
O evento foi promovido pelo CEFAPRO/PVA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poxoréu e pela SEDUC/MT. Durante os dois dias foram abordados os temas: Políticas Públicas para a Educação do Campo, Currículo para as Escolas do Campo, Organização do Sistema de Ensino por Complexos Temáticos e  a Minuta para a Educação do Campo do Conselho Estadual de Educação. Além das discussões teóricas ocorreram grupos de trabalho onde os educadores elaboraram um planejamento interdisciplinar por área do conhecimento partindo de um Complexo Temático identificado nos diagnósticos sócioantropológicos aplicados previamente nas escolas do campo.
O Encontro teve por objetivo a reflexão individual e coletiva sobre as políticas públicas, fundamentos, concepções e orientações curriculares para a educação do campo, possibilitando com isso a construção de novos conhecimentos sobre esta importante modalidade educacional.
Na avaliação dos participantes, o evento contribui para a reflexão sobre o currículo para as escolas do campo, políticas públicas para esta modalidade e novas práticas pedagógicas interdisciplinares a  partir  do sistema de Complexo Temático.


Serlene Ana De Carli

Formadora do Campo

CEFAPRO/PV

Nenhum comentário:

Postar um comentário