terça-feira, 11 de outubro de 2011

Formadores de Leitores no Primeiro Ciclo.

O CEFAPRO de Primavera do Leste iniciou no dia 14/09, no município de Primavera do Leste – MT, o curso para Formadores de Leitores no primeiro ciclo. O curso com duração de 20h foi ministrado pelas formadoras de Linguagem e Alfabetização Sílvia Paiva e Daniele Leão, com o intuito de oferecer subsídios teóricos e práticos que contribuam, efetivamente, com o trabalho destes, respeitando a proposta Pedagógica de formação de leitores do SIGA- Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem. O curso é destinado aos Professores, Professores Articuladores e Coordenadores Pedagógicos do Primeiro Ciclo da rede pública estadual do município de Primavera do Leste.
A intenção deste projeto é oferecer subsídios teóricos sobre Literatura Infantil para os professores no intuito de demonstrar a sua importância e o amplo alcance educativo que ela representa e assim, levar estes profissionais, mediadores de leitura, a refletirem sobre uma prática de qualidade objetivando o desenvolvimento do leitor literário.
Acredita-se que a literatura vem solidificar o espaço da leitura na escola enquanto formação de leitores, sendo assim, torna-se importante que o educador não dê a todos os gêneros textuais, um caráter utilitário, porque o prazer de ler está relacionado ao prazer de criar novas situações, de adentrar num mundo diferente através das histórias infantis, num mundo de sonhos e ações dos personagens das histórias infantis, desmitificando preconceitos, relacionando fatos com sua própria vida, pensando assim, uma forma de tornar o mundo compreensível e mais humano. Pois, a literatura, ao nos convidar para o contato com diferentes emoções e visões de mundo, proporciona condições para o crescimento interior, possibilitando a formação de parâmetros individuais para medir e codificar seus próprios sentimentos e ações (CAGNETI; ZOTZ, 1986, p.23).
Abramovich (1997) discute como desenvolver por intermédio da literatura, o potencial crítico da criança. Argumenta que por meio de um material literário de qualidade, a criança é capaz de pensar criticamente e reformular seu pensamento. Considerando aqui, como qualidade do material literário para o bom desempenho do processo da formação do leitor literário, textos que apresentam uma proposta ficcional que atenta o imaginário dos leitores e os excita a compor novas possibilidades para perceber o mundo a sua volta.
Contrariando, desta forma, o uso de textos que objetivam inculcar valores, mudar comportamentos ou informar ao leitor, por meio da história ficcional ou dos personagens, sobre determinado assunto.



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