quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projetos Ciêntificos de estudantes de Campo Verde participam da mostra estadual




Dois inventos científicos de alunos da Escola Estadual do Campo, Alice Barbosa Pacheco do município de Campo Verde (135 km de Cuiabá), foram selecionados para participarem da Mostra Estadual de Ciências que será realizada no início de julho, na capital. Os projetos estão entre os três escolhidos na semana passada, durante etapa municipal.
Os experimentos de Matemática e Economia Agrícola, dos alunos Edmar Pereira de Oliveira e Ana Paula de Santana, e o Medidor Prático, de autoria dos estudantes Fábio Freitag e Cleuton Cezar Junior representarão o município na etapa estadual.
“É uma satisfação imensa ter tido os projetos dos nossos alunos do ensino médio selecionados. São inventos simples que foram feitos com materiais recicláveis e que vão contribuir no auxílio aos pequenos produtores da nossa comunidade”, destacou a diretora da Escola, Lucimar Aparecida Moraes.
Conforme a diretora, o medidor prático tem por objetivo auxiliar a população no controle dos níveis de água dos reservatórios das residências. “Os moradores aqui da agrovila João Ponce de Arruda enfrentam constantes problemas de falta d’água, por isso os alunos criaram um medidor que poderá alertá-los sobre os níveis de água nas caixas”, disse.
Segundo a professora orientadora do trabalho, Marly Gomes da Silva, o medidor é composto por sensores, cano plástico (pvc), fios elétricos, isopor e três lâmpadas (faróis de pisca alerta de motocicleta).
“No experimento que fizemos, os alunos instalaram os três sensores acoplados a isopor dentro de uma caixa d’água ligados por fio às três lâmpadas, que poderão ser instaladas na cozinha das casas. Quando o nível de água está baixo o sensor aciona a lâmpada de cor vermelha, quando está médio ascende-se a amarela. E a lâmpada verde é acesa quando a caixa está cheia”, explicou.
Matemática e Economia Agrícola
O projeto de Edmar Pereira de Oliveira e Ana Paula de Santana visa ajudar os pequenos produtores no plantio. De acordo com a professora Priscila Leite Rocha, que orientou os estudantes no desenvolvimento do trabalho, o invento servirá para evitar o desperdício de sementes e adubo.
Eles criaram três mecanismos: um contador de sementes e dois medidores, sendo um de adubos e outro de metros. Os três experimentos foram instalados em um trator implementado com plantadeira.
Referente ao contador, Priscila Rocha explica que os alunos instalaram uma calculadora científica na plantadeira, que por meio de um sensor também instalado “registra a quantidade de sementes que é plantada em cada cova”. O medidor de área registra o tamanho da área plantada. “A cada metro percorrido pelo trator a calculadora faz o registro que juntamente com o contador pode-se saber quantas sementes são plantadas por metro”.
Por sua vez, o medidor de adubos possui um sensor que aciona uma luz no painel do trator quando o tubo de fertilizantes está obstruído. “Com o alerta os agricultores poderão desobstruir o tubo e continuar a aplicação do fertilizante, sem a necessidade de verificarem o entupimento do cano após o percurso da área plantada, e assim refazerem o trajeto”, explicou.
Auxílio
Edmar Pereira de Oliveira ressalta que pretende expandir a experiência para auxiliar os demais agricultores familiares da agrovila, localizada a 35 km da cidade. “A idéia de criarmos esses três mecanismos surgiu da necessidade que tenho no dia-a-dia do trabalho no campo”, contou. 
”Demoramos um mês para poder finalizar o projeto, nesse período queimamos quatro calculadoras científicas. Com o objetivo alcançado pretendemos patentear e disponibilizar para que os mecanismos sejam utilizados pelos agricultores aqui da comunidade”, finalizou.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário