domingo, 8 de maio de 2011

Educação Ambiental nas escolas terá apoio de Fascículo Pedagógico



A educação ambiental, compreendida em temas transversais  e refletida na prática diária de ações desenvolvidas nas escolas estaduais,  receberá como importante fomento neste mês, o ‘Fascículo Pedagógico de Educação Ambiental’. Serão distribuídas  dez mil unidades, em uma ação que é pioneira em Mato Grosso.
O trabalho - fruto de intenso processo de pesquisa  realizado conjuntamente pela Secretarias de Estado, de Educação (Seduc) e  Meio Ambiente (Sema) - será distribuído a todas as escolas das redes públicas e privadas, além de Juizados, Promotorias de Justiça, unidades de saúde espalhadas pelo Estado.
A ação é parte da campanha ‘Mato Grosso Contra As Queimadas’ que integra  Governo do Estado e Instituições Públicas, como Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça (TJ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O material foi elaborado de maneira a comportar informações e linguagem adequada ao emprego para práticas diárias de instituições diversas.

A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Rodrigues Gomes, pontua que as ações não devem se restringir ao universo escolar, considerando que a educação ambiental  pressupõe um processo permanente de conscientização.  “Nosso foco não é só a escola. O debate deve ser público. O juiz, a pessoa que estiver trabalhando no posto de saúde, poderá usá-lo”.
O Fascículo Pedagógico de Educação Ambiental incentiva o desenvolvimento de trabalhos com abordagens críticas sobre a necessidade de conservação do meio ambiente e também endossa a necessidade de discussão sobre o combate e a prevenção as queimadas. "As boas práticas também serão premiadas", avisa Giselly. Os relatos das experiências positivas serão publicados nos sites das instituições parceiras, com a possibilidade ainda, de divulgação das experiências na próxima edição do Fascículo (prevista para o ano de 2012).
A gerente ainda explica que a  obra em 2011 conta ainda com a colaboração da Ong internacional WWF. “No Fascículo vamos divulgar o resultado de um trabalho feito pela Ong e as pessoas vão conhecer um pouco da vida de quem mora na reserva de Guariba, em Colniza, que integra o Arco de Fogo”, explica Giselly. A previsãó é de que em tempo célere a distribuição do Fascículo, assim como a disponibiilzação de material de apoio a campanha, com cartazes, vídeos e folders, seja realizada.
A secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, pontua que “a escola desenvolve um papel fundamental na formação do cidadão,   o preventivo”. Ela cita ainda que as 724  unidades escolares da rede estadual trabalham com metodologia diferenciada sobre a temática educação ambiental, com emprego de temas transversais, como é previsto pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). Ela ainda complementa afirmando que a participação ativa e responsável de cada um  é responsável pelas transformações no mundo.
“Conscientização é fundamental. A legislação, por si só é um mecanismo, mas na prática, precisamos de responsabilidade nas ações. Existe sim, a possibilidade de trabalho com métodos que respeitem a questão ambiental",  afirmou o governador durante a solenidade de lançamento da Campanha, realizada nesta sexta-feira (6/05), no auditório Cloves Vettorato, em Cuiabá.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT


Fonte: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=11014&parent=20   Acesso: 08/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário