segunda-feira, 22 de novembro de 2010






Nos dias 16, 17 e 18 de novembro os professores formadores do Cefapro de Primavera do Leste, estiveram presentes no Seminário do EMIEP. Todas as Escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e as que irão ofertar em 2011 participaram o Seminário foi inteiramente focado na questão do Ensino Integrado.
Os profissionais encarregados das palestras e mini-curso cumprem sua agenda de trabalho em Universidades Brasileiras e foram criteriosamente escolhidos em função de suas linhas de pesquisa.
O Projeto do Ensino Integrado e o desafio da universalização do Ensino Médio; O trabalho como princípio educativo e o Ensino Integrado como um projeto político-pedagógico; O trabalho como princípio educativo e o Ensino Integrado como um projeto político-pedagógico; O docente como agente de Transformação e de integração curricular e a sua necessária valorização; O docente como agente de Transformação e de integração curricular e a sua necessária valorização – (Prof. Dr. Ramon de Oliveira);
A Pedagogia deweyana. Textos: Duas Boas Razões para ler John Dewey; John Dewey e o pensamento Educacional Brasileiro: a centralidade da noção de movimento; Uma obra de pedagogia, além da pedagogia; A formação reflexiva de professores; Experiência, poética e utópica na educação - (Prof. Dr.Marcus Vinicius da Cunha).
Práticas Formativas para profissionais do EMIEP com foco na Integração Curricular; Práticas Formativas para profissionais do EMIEP com foco na Integração Curricular; Possibilidades de Integração Curricular – Pedagogia de Projetos; Possibilidades de Integração Curricular – Pedagogia de Projetos – (Profª Drª Elinilze Guedes e Prof. Dr.Ronaldo Lima)
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – (Prof.Dr. Jose Fernandes de Lima)
E, ainda houve a colaboração dos profissionais da SEDUC:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio – (Prof.Ms. Marcos Amado Gonçalves da Silva)
Orientações Curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso – (Profª Ms. Aidê Fátima de Campos)
Prof. Esp. Hércules Assunção, Prof. Esp. Teresinha Costa e Prof. Ms Marcos Amado (Ensino Médio: Modalidade e Formas de Oferta – EMIEP, Organização por Semestre, Ensino Médio Inovador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário