quarta-feira, 23 de junho de 2010

CEFAPRO PRIMAVERA DO LESTE REALIZA O II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO


             Neste sábado, 19 de Junho, foi realizado no Distrito de Jarudore, no município de Poxoréo o II Encontro de Educação no Campo. O evento foi marcado pela presença do Secretario do Município Antonio Lellis, da Assessora Pedagógica Leda Figueiredo Rocha do Lago, CEFAPRO de Primavera do Leste, profissionais da Educação do Campo: da Escola Estadual Franklin Cassiano, Escola Estadual João Borges Vieira, Escola Estadual Argemiro Rodrigues Pimentel e Escola Municipal Epaminondas Correia de Oliveira.

            O encontro destacou a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar, constituída por assentados, indígenas e pequenos agricultores, os quais realizaram apresentações teatrais, poesias, artesanato, musicas, intrínsecas ao “homem da terra”. Seguindo esta perspectiva o objetivo deste trabalho reside na consolidação da Formação Continuada, atendendo as especificidades e necessidades das escolas do campo.

             As praticas e as regulamentações legais na ótica da “Pedagogia da Alternância” foram contempladas na intervenção da Formadora Serlene Ana De Carli. Na seqüência a Formadora Janaina Rodrigues Pitas discorreu sobre “O ensino de Historia na perspectiva da Educação no campo”, traçando uma trajetória e as relações do homem com terra ao longo da Historia do Mato Grosso, evidenciando os sujeitos da historia local, refletindo sobre uma aprendizagem significativa a partir de um diagnostico das comunidades ali presentes, que integram a Historia Nacional. Somada a essas discussões o formador João Carlos Martins Bressan promoveu apontamentos sobre os diferentes aspectos no processo de “Ensino de Educação Física para os educandos do campo”, elencando fatores do meio, da alimentação, do trabalho, as diferentes fases de aprendizagem e os respectivos componentes curriculares.

             Os temas abordados foram de suma importância para a qualificação dos educadores das escolas do campo, que necessitam de novas abordagens metodológicas no intuito de melhorar o processo ensino-aprendizagem.

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